domingo, 22 de março de 2009

Nicolas Flamel e a Pedra Filosofal

Histórias



Nascido em Pontoise no ano de 1330 e falecido em 22 de março de 1418, Nicolas Flamel (também chamado de Nicolau Flamel) foi um dos maiores alquimistas da história por, supostamente, ter criado a pedra filosofal, o elixir da longa vida e a transmutação de metais por meio de um livro misterioso. Casou-se com Dame Perrenele Flamel.



Após a morte de seus pais, Nicolas Flamel foi trabalhar em Paris como escrivão. EM 1936 se casou com Perrenele que na epóca era viúva. Com um pouco de dinheiro conseguiu começar seus estudos de alquimia.

As lendas contam que Flamel encontrou um antigo livro que continha textos intercalados com desenhos enigmáticos, em 1937, e a história de sua vida se baseia na guarda deste artefato que mesmo depois de muitos estudos ele nao conseguiu decifrar. Ainda segundo a lenda, Flamel encontrou um sábio judeu que traduziu o livro que se tratava de cabala e alquimia, possuindo a fórmula da pedra filosofal.


Flamel, a partir de 1380, começou a se dedicar à alquimia prática. Segundo conta-se, conseguiu produzir ouro em torno de 1382. Cerca de 10 anos mais tarde começou a realizar um grande número de obras de caridade como a construção de hospitais, igrejas, abrigos e os cemitérios e a decorar com pinturas e esculturas contendo símbolos alquímicos e muito ouro.


Escreveu 3 livros:


O Livro das figuras Hieróglifas - 1399

O Sumário Filosófico - 1409

Saltério Químico - 1414.


Com mais de 80 anos, Flamel morreu ( nao aparentando sua idade real) e sua casa foi saqueada por caçadores de tesouro que queriam encontrar a pedra ou a receita para ela. Alguns dizem que Flamel e Perrenele fugiram com a pedra e vivem até os dias atuais graças ao elixir da vida que o alquimista conseguiu criar.


Flamel deixou escrito a seu sobrinho seu testamento, que revelava os segredos que descobrira sobre alquimia. o Testemunho foi cmpilado na França em 1750 e publicado em Londresem 1806. o Testamento foi escrito do próprio punho de Nicolau e era todo criptografado com 96 letras diferentes que só foi interpretado em 1758 por Father Pernetti.



Curiosidades

A casa de Flamel em Paris, ainda existe e situa-se na 51 rue de montmorency, hoje é um restaurante.

Ele é citado nos livros: O Manual do Bruxo de Allan Zola Kronzek e Elisabeth Kronzek, A Alquimia do Unicórnio e o Código Da Vinci.


É citado na série Harry Potter, onde ele realmente criou a pedra filosofal, mas ao final do primeiro volume ele próprio a destrói para que Voldemort ( o vilão da história) nao consiga sua imortalidade. Mesmo sem a pedra, ele alega ter elixir suficiente para ter uma vida longa e duradoura na qual poderá colocar seus assuntos pendentes em dia.


3 comentários:

Vitor Alex G. Lopes disse...

galera, foi mal ai por nao saber postar os videos do youtube direito, mas como primeiro assunto que coloquei acho que ficou legal.
critiquem por favor... vou gostar de saber o que vocês pensam.

Anônimo disse...

"...Flamel, a partir de 1380, começou a se dedicar à alquimia prática. Segundo conta-se, conseguiu produzir ouro em torno de 1382. Cerca de 10 anos mais tarde começou a realizar..."

essa parte ficou mal editada!

Anônimo disse...

outro de edição!

"...sobre alquimia. o Testemunho foi cmpilado na França em..."

depois do ponto tem minúscula e falta o "o" no compilado!