quinta-feira, 23 de abril de 2009

Novas ideias para um velho aviso


Hdesign


Novos olhares sobre o mesmo podem nos surpreender e são mesmo um desafio para a criatividade. É isso que observa o designer inglês Daniel Eatock, que coleciona em sua galeria virtual estampas de placas “Proibido fumar” de todo o mundo: a variedade o fascina.

As placas com apelos anti-tabagistas têm se tornado cada vez mais frequentes nos estabelecimentos de todo Ocidente mostrando, que o cerco aos fumantes vem se fechando cada vez mais. Isso já pode ser visto pela série de leis governamentais implantadas em diversos países de 2007 até hoje, que visam inibir o uso de cigarros restringindo-o em diversos ambientes; além de propagandas que alertam para os males que o tabaco provoca à saúde e as armadilhas de que se valem as indústrias para seduzir novos consumidores. No Brasil, desde o último 1º de julho, tornou-se proibido fumar em lugares públicos fechados como restaurantes, cafés, clubes, teatros e até tabacarias. A lei tem os moldes das já adotadas em países europeus, sendo que nem mesmo aquelas áreas reservadas para os fumantes estão contempladas, como ainda acontece em alguns estabelecimentos do Velho Continente.


As restrições ao tabaco aumentam, e a demanda por avisos mais elaborados, contemporâneos e irreverentes seguem a tendência. Os resultados se pode ver nesta seleção retirada da galeria do artista inglês que, inclusive, aceita que se doem ilustrações.



E é claro, não poderia deixar de postar uma das melhores campanhas publicitárias que já vi pela Internet... pode ser montagem, mas se não for, parabéns para o gênio! Só sei que se trata de um projeto (acredito que seja inglês) chamado The art of quitting; que ajuda fumantes contra o vício do tabaco, em que os participantes colaboram com imagens. Olha aí:


Quer mais? Clique aqui!

;D

0 comentários: