ArtHideias
O mais importante museu de histórias em quadrinhos da Europa, com um acervo de 8 mil desenhos originais, será inaugurado no sábado em Angoulême, no sudoeste da França.
O Museu de Histórias em Quadrinhos reúne desenhos e edições originais, inúmeros documentos, vídeos e variados objetos que tratam de HQs sob diferentes formas.
Retraça a história dos quadrinhos, desde sua criação, no século 19, pelo suíço Rodolphe Töpffer, até os autores contemporâneos.
O museu é divido em quatro seções. A parte histórica da exposição revela ainda como os quadrinhos evoluíram para se tornar obras para adultos entre 1955 e 1980,e apresenta também um espaço dedicado aos quadrinhos japoneses, mangás, que totalizam o maior número de títulos e leitores em todo o mundo. O restante do percurso propõe ainda aos visitantes um ateliê que mostra como as HQs são criadas. Em cada uma das seções do museu existem salas de leitura com mais de 115 mil revistas e 43 mil álbuns e livros , e também de uma livraria, com 40 mil títulos que podem ser consultadas pelo visitante.
"As histórias em quadrinhos são um estilo criativo que mistura artes gráficas e literárias", afirma Ambroise Lassalle, curador do museu de Angoulême. "Uma arte popular durante muito tempo considerada uma forma de subcultura."
"Mas elas também representam um fenômeno cultural complexo, com dimensões econômicas, técnicas e sociológicas que continuaram mudando com as épocas", acrescenta.
fonte: B.B.C.
(seria ótimo se uma Hideia dessas se difundisse aqui no Brasil! :b )
0 comentários:
Postar um comentário