quinta-feira, 28 de maio de 2009

Por que será que o Brasil está nesta situação?

BRHideias

Dica do meu irmão Igor Ricardo Pizaia Cercal, 23, que está na Inglaterra. Ele já tinha lido esse artigo há algum tempo atrás. Como agora ele está vendo e vivendo outra cultura, outra realidade, percebeu o quanto faz sentido o que Vanderley A. Tonella escreveu no artigo abaixo.


Por que será que o Brasil está nesta situação?

Será por que o país é novo demais?

Índia e Egito têm mais de 3.000 anos de idade e são pobres... Por outro lado, Austrália, Canadá e Nova Zelândia são ricos e têm menos de 150 anos de idade...
Será por que faltam recursos naturais suficientes no Brasil então?

O Japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial.O país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima do mundo todo e exportando produtos manufaturados.

Outro exemplo é a Suíça, que não planta cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Não obstante, fabrica laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, o que o transformou na “caixa forte” do mundo.

Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:

1. A ética, como princípio básico.
2. A integridade.
3. A responsabilidade.
4. O respeito às leis e regulamentos.
5. O respeito pelo direito dos demais cidadãos.
6. O amor ao trabalho.
7. O esforço pela poupança e pelo investimento.
8. O desejo de superação.
9. A pontualidade.

Somos “pobres”, Senhores, porque nos faltam atitudes.
Nos falta vontade para cumprir e ensinar esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas, aos nossos jovens, aos nossos filhos etc.

Portanto, o problema não é só político, cultural ou econômico, o problema é muito mais grave do que imaginamos! Não adianta reformas fiscais, políticas, previdênciaria, não adianta reformar leis, códigos e nem a Constituição! “Nós” é que precisamos de reformas em nosso modo de agir e pensar... Que tal então, começarmos agora mesmo a reformar as nossas atitudes, vamos começar sem esperar os demais, vamos dar o nosso BOM exemplo... VAMOS TOMAR ATITUDES CERTAS, sempre precisar do Marketing Pessoal ou de propaganda na mídia!

Vanderley A. Tonella


-

....Concordo com o artigo, mesmo nunca tendo morado fora do país. O Brasil, mesmo sofrendo várias modificacões tanto tecnológicas como culturais, ainda tem uma cara de colônia de exploração, e hábitos dispensáveis. Importamos produtos exportados*, ainda possuimos um preconceito nacional, vergonha ou aversão de nossas próprias criações (filmes, músicas, teatro e etc...), pessoas morrendo de fome, tanto por falta de alimento, como por má alimentação, política rasa, confusa e suja, mas a nossa grande vilã é a conduta nacional, o "jeitinho brasileiro", claro que existe exceções, sempre existe exceções. Ontem escutei uma frase bem legal, não me lembro onde, "Temos que melhorar o mundo para os nossos filhos? Ou melhorar nossos filhos para o mundo", algo assim. Como diria a national geografic channel "O que você faz conta!".

*Matéria prima.

Hugo l. Pizaia



Jeitinho Zé carioca (animação)



Brasilidades (humor)



Jeitinho brasileiro 1 (Alexandre Garcia)


Jeitinho brasileiro 02 (luis Carlos)


Jeitinho brasileiro 3 (humor)



MAIS Brasil

IDH (70º)

Top 10 novelas Brasileiras

Top 10 Populosos (Brasil 5º)

Top 10 conectados (Brasil 59º)

Top 10 estados mais violentos ( Paraná 8º)

Top 10 melhores times de futebol do mundo (São Paulo 9º)

Top 10 empresas do mundo

PIB (9º)


0 comentários: